Altominho.tv

“Ser EducAção” regressa a Soajo de 7 a 9 setembro

A vila de Soajo, em Arcos de Valdevez, volta a ser palco de mais uma edição do encontro “Ser EducAção”, que se realiza de 7 a 9 de setembro.

Esta quarta edição, inspirada no provérbio africano «é preciso uma aldeia para educar uma criança», terá como tema “A Comunidade”, onde será explorado um programa diversificado e complementar, dedicado à experiência de um novo modelo educativo, que pode ser partilhado e vivenciado quer por crianças quer por adultos.

Serão realizadas várias atividades lúdico-educativas, desde explorar a floresta-escola circundante e experienciar a gestão comunitária de baldios, através do projeto de “Mini-Compartes”; um ciclo de palestras sobre “Educação em Transformação”; partilhar experiências e vivências através de oficinas de rádio; praticar formas de comunicação, como aprender a comunicar sem palavras; aprender a trabalhar com barro nos ateliers de cerâmica em família; divertir-se com jogos tradicionais e dançar com o Rancho das Camponesas de Soajo, entre muitas outras atividades. Haverá ainda sessões de yoga, meditação, culinária, música e pintura com as Aguarelas da Terra.

Este ano, o evento incluirá ainda uma palestra do pedagogo e professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Santo Tirso, e também com um concerto de Rão Kyao, a abrir a programação na Casa do Povo.

A iniciativa é promovida pela Associação Moving Cause, com o apoio do município de Arcos de Valdevez.