Altominho.tv

Mesa de Monção é finalista no concurso 7 Maravilhas à mesa

A mesa de Monção está na final do Concurso 7 Maravilhas à Mesa.

O público decidiu que a única mesa do Minho a concurso tem lugar na final, que decorre já no próximo dia 16 de setembro em Albufeira.  

A mesa de Monção é constituída pelo “Cordeiro à Moda de Monção”, envolvendo o vinho Alvarinho e aguardente velha do Palácio da Brejoeira, o património local simbolizado pelo Palácio da Brejoeira, incluindo a sua adega, a componente museológica representada pelo Museu Alvarinho e um evento de afirmação territorial, a Feira do Alvarinho.

O “Cordeiro à Moda de Monção” é um prato com uma longa história no concelho de Monção, confecionado de forma tradicional. A preparação deste prato demora mais de 24 horas, entre os banhos e a cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro vermelho para pingar no arroz amarelo (feito com açafrão e água de um cozido à portuguesa), e levado a forno de lenha, previamente aquecido.

Nesta mesa, o cordeiro é acompanhado por um vinho de exceção: Alvarinho Palácio da Brejoeira, colheita 2016. Este néctar é produzido desde a década de 70, respeitando a tradição da produção dos melhores vinhos, com recurso à utilização de novas tecnologias, as quais enaltecem e realçam as suas características peculiares.

O Palácio da Brejoeira, monumento nacional desde 1910, foi mandado edificar no início do século XIX, sendo composto por palácio, bosques e vinhas, conferindo-lhe um ambiente romântico e sedutor para quem o visita. Na secular adega, é possível degustar a Aguardente Velha Palácio da Brejoeira, feita de vinho Alvarinho. Apresenta uma elegância rara, um aroma delicado e uma prova macia e prolongada.

O Museu Alvarinho é ponto de encontro de cultura e saberes, reunindo conhecimento e espólio museológico ligado à produção do vinho Alvarinho no concelho de Monção, território onde nasceu esta casta singular e elegante e lhe concede a qualidade, autenticidade e inovação.

O evento de afirmação territorial associado à mesa é a Feira do Alvarinho. Este ano, realiza-se nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho. Ao longo de três dias, todos os produtos caraterísticos de Monção, com particular destaque para o “Cordeiro à Moda de Monção”, podem ser degustados neste certame, cuja afluência de público se aproxima das 100 mil pessoas.

 

Em suma, os 7 patrimónios da Mesa de Monção:

  1. Cordeiro à Moda de Monção
    2. Aguardente Velha Palácio da Brejoeira
    3. Alvarinho Palácio da Brejoeira 2016
    4. Palácio da Brejoeira
    5. Adega do Palácio da Brejoeira
    6. Museu do Alvarinho
    7. Feira do Alvarinho de Monção