Altominho.tv

Mais de 150 artesãos recriam época medieval em Caminha

Mais de 150 artesãos, mercadores e taberneiros de Portugal, Espanha e Marrocos vão animar a 15.ª edição da Feira Medieval de Caminha que vai decorrer entre quarta-feira e domingo naquela vila do Alto Minho, informou hoje a Câmara local.

Com o tema “Camina, Ars Nautica et Ejus Officia – Caminha, a Navegação e seus Ofícios'”, o evento, promovido pelo município, inclui o espetáculo “Per Agrus Monstrum: As Tormentas do Encontro”, trabalhos de carpintaria naval, uma exposição intitulada “Ars Nautica et Ars Piscatus”.

Durante os cinco dias do evento, os visitantes poderão ainda visitar “uma mostra de aves de rapina, ver espetáculos equestres, um torneio medieval, um acampamento medieval, teatro de rua”, entre outras atividades.

A feira medieval de Caminha, que abre na quarta-feira, pelas 18h00, conta com a participação das Juntas de Freguesia, associações e grupos do concelho.

A exposição “Ars Nautica et Ars Piscatus” integra vários painéis sobre construção naval, embarcações, cartografia, o medo do desconhecido, ofícios ligados à construção naval, pesca de rio e artes de pesca.

A acompanhar os painéis, “a mostra vai exibir objetos e materiais utilizados na construção naval, como por exemplo o cavername de uma nau antiga, ferramentas de carpintaria naval, redes, artes de pesca (pesqueiras, fisgas, botirão e cabaceiro), formas utilizadas para construir os objetos, entre outros.

Os materiais foram cedidos pelo Aquamuseu do Rio Minho, Centro de Memória de Vila do Conde e Estaleiros Navais de Vila do Conde.

A exposição estará patente nas Arcadas dos Paços do Concelho.

Já a encenação intitulada “Per Agrus Monstrum: As Tormentas do Encontro”, a cargo da Associação Cultural Krisálida, “vai juntar as associações locais e atores amadores, retratando a luta imemorial entre o Bem e o Mal onde se misturam os ideais franciscanos e o monstro marinho da Insua que provoca mares tormentosos, confrontando as gentes nas suas fragilidades humanas”.

Petiscos medievais, produtos aromáticos, bijuteria, artesanato, couro, brasões de família, brinquedos medievais, são alguns dos artigos que vão estar à venda nos mais de 150 expositores distribuídos por várias artérias do centro histórico que serão animadas por “alquimistas duendes, saltimbancos, bufons e trovadores, música medieval, oficina de caligrafia medieval, espetáculos de fogo, entre outras propostas”.