Altominho.tv
CMIA

Parque ecológico de Viana abre ao público em outubro

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC) deverá abrir ao público no mês de outubro, apontou esta quinta-feira o vereador do Ambiente da Câmara de Viana.

“Estamos a trabalhar para que a abertura ao público possa ocorrer no dia 01 de outubro quando se assinalam duas importantes datas, o Dia Mundial do Habitat e Dia Nacional da Água”, afirmou Ricardo Carvalho.

O responsável adiantou que o executivo municipal “está a trabalhar para que estejam reunidas as condições de segurança, limpeza, sinalética, revisão física de equipamentos, entre outras ações”.

Ricardo Carvalhido lembrou que a proposta de regulamento municipal do PEUVC está em discussão pública, até ao próximo dia 24.

“Os serviços camarários terão de analisar as propostas e sugestões dos munícipes. O documento terá depois de voltar a ser apreciado e votado em reunião do executivo e da Assembleia Municipal”, especificou.

Com cerca de 20 hectares, o PEUVC foi inaugurado em março de 2008 e, desde então, recebe apenas visitas guiadas para grupos, restrição contestada há anos, quer pelos partidos da oposição quer pela população local.

O início da discussão pública foi publicada, no dia 13 de junho, em Diário da República. De acordo com a publicação, “as sugestões deverão ser formuladas por escrito”, sendo que a proposta de regulamento “está disponível para consulta no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) ou na página eletrónica do município”.

“O PEUVC é um espaço dedicado ao recreio e lazer, a atividades de educação ambiental e de investigação científica e conservação da natureza, integrado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA)”, lê-se na publicação.

A proposta de regulamento agora em discussão pública foi aprovada, em maio, pelo executivo municipal, com o objetivo de permitir a abertura daquele espaço à comunidade.

Naquele documento, a autarquia refere que “estão reunidas as condições para que o espaço possa ser acedido pelo público, sem as condicionantes específicas em vigor”, face “à maturidade que o projeto alcançou e que implica no equilíbrio entre as suas componentes funcionais, ecológicas e paisagísticas, e a garantia de gestão sustentável, premissas que, aliás, foram pressupostos de base ao programa de recuperação e reabilitação daquela unidade de paisagem”.

“O acesso ao PEUVC poderá estar sujeito ao pagamento de uma tarifa cujo valor é fixado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo”, lê-se na proposta de regulamento.

O documento refere ainda que os utilizadores poderão ser distinguidos por categorias, entre elas a de Público, Amigo do Parque, para todos os que adiram a esse programa, e de Empresa Amiga, destinada a todas as entidades coletivas que contribuam com um donativo ou que patrocinem atividades, eventos específicos ou ações de melhoria do PEUVC. É ainda criada a figura do “Benfeitor” do PEUVC, para distinguir “toda a pessoa singular que contribuir com um donativo”.

Situado junto ao rio Lima, na zona da caldeira de marés das antigas Azenhas Dom Prior, aquele parque é uma das obras emblemáticas do Programa Polis, que investiu dois milhões de euros na recuperação daquela área.

Apesar das limitações de acesso, a autarquia sempre garantiu que a estrutura “cumpriu as suas funções pedagógicas e de sensibilização e educação ambiental”, com “milhares de visitantes por ano”, sobretudo alunos das escolas da região.