Altominho.tv

Viana com nível elevado de exposição aos UV

Todas as regiões do continente, Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Guarda, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Santarém, Porto, Lisboa, Setúbal e Faro no continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas das Flores, Faial, Terceira e São Miguel nos Açores.

Com níveis elevados estão apenas os distritos de Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Leiria.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral oeste a sul do rio Douro e interior do Alentejo até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões montanhosas do interior Norte e Centro, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoadas.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando moderado, de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, em especial durante a tarde.

No continente as temperaturas mínimas vão variar entre os 14 graus Celsius (em Portalegre) e os 18 (em Lisboa) e as máximas entre os 24 (em Viana do Castelo, Leiria e Aveiro) e os 31 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

Para a Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas até final da manhã e no final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte e com rajadas até 60 quilómetros por hora nas zonas montanhosas e no extremo leste da ilha da Madeira até final da tarde.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 25 graus celsius.

Para o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se céu muito nublado com boas abertas e vento nordeste bonançoso a moderado, rodando para norte.

No grupo central (Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Terceira) prevê-se céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos em especial na madrugada e manhã e vento norte bonançoso a moderado.

O IPMA prevê para hoje no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento norte bonançoso a moderado.

Em Santa Cruz das Flores e em Angra do Heroísmo as temperaturas vão oscilar entre os 18 e os 25, na Horta entre os 18 e os 26 graus e em Ponta Delgada entre os 18 e os 25 graus.