Altominho.tv

94º aniversário da elevação de Vila Praia de Âncora

Vila Praia de Âncora está de parabéns no próximo domingo, dia 8 de julho. Não é um aniversário qualquer, porque esta bonita Vila está quase a chegar ao centenário. Festeja dentro de dias 94 anos, desde que a velhinha Gontinhães deu lugar à vila de Vila Praia de Âncora. Por isso, o dia vai ser de festa e para todas as idades, e convém ter à mão o programa. Para tornar esta data memorável juntaram-se na organização várias entidades:  Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Câmara Municipal de Caminha, Escola Profissional ETAP e Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

Há quem a conheça como Vila de Pescadores e a designação tem razão de ser, quer pela importância atual da sua classe piscatória e do Portinho, quer pela tradição nas artes da pesca, com uma presença na pesca do bacalhau que se conta pelas muitas centenas de homens e de histórias de vida.

A freguesia de Vila Praia de Âncora é já mencionada na documentação do séc. X. Falava-se nessa altura de Gontinhães. “Era uma paróquia com igreja e que estava organizada muito provavelmente segundo a fórmula ancestral de Villa rústica, à qual pertencia o sítio chamado da Lagarteira”. Em 1924, por força da Lei 1616, de 5 de julho, passou a denominar-se Vila Praia de Âncora.

Belas paisagens, excecional gastronomia, praia de Bandeira Azul, património religioso e/ou histórico, tradição, são muitas as razões de que a Vila se orgulha. No próximo domingo, os momentos de festa concentram-se na Praça da República, a partir das 10h00. O dia fecha com “chave de ouro” e com música, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora