Altominho.tv

Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprova adesão à Águas do Alto Minho

A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou, por maioria, a adesão do concelho à entidade pública regional Águas do Alto Minho, para a gestão multimunicipal dos sistemas em baixa de água e saneamento, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que a adesão foi aprovada com 43 votos a favor, cinco contra e quatro abstenções.

Segundo o mesmo comunicado, os municípios que aderirem à Águas do Alto Minho disporão, nos próximos 30 anos, de um volume de investimento de 271 milhões de euros.

O investimento de Viana do Castelo é de 75 milhões de euros, 21 milhões dos quais a serem investidos até 2023.

“A Câmara Municipal de Viana do Castelo irá, desta forma, construir um projeto público regional para a água e preparar o sistema de águas para as novas gerações”, refere o comunicado.

Sublinha que a adesão irá “aumentar extraordinariamente” o investimento em água e saneamento, garantir novos fundos comunitários para a região e melhorar a qualidade do serviço.

Preparar a região para os desafios das alterações climáticas, afirmar as políticas sociais nos tarifários e melhorar as finanças municipais, libertando recursos para novos investimentos, são outras das vantagens apontadas pelo município de Viana do Castelo.