Altominho.tv
Lucas Martínez Farrapeira/Flickr

Empreitada de um milhão de euros em praia de Viana lançada a concurso

A proteção e reabilitação do sistema costeiro nas praias a sul de Pedra Alta, Viana do Castelo, foi hoje lançada a concurso público, estando orçada em quase um milhão de euros, indica um anúncio publicado no Diário da República.

De acordo com aquela publicação, a intervenção, a cargo da sociedade Polis Litoral Norte, tem um prazo de execução de 210 dias e é financiada por fundos do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

De acordo com o sítio na internet daquela sociedade, a obra tem como objetivos a proteção e reabilitação de sistemas costeiros dunares na praia a sul da Pedra Alta, na freguesia de Castelo do Neiva, através da implementação de cilindros de parede reforçada em geotêxtil de cor de areia, capazes de reter o material sedimentar (areia), minimizando assim o forte processo erosivo observado nesta área e o consequente avanço do mar sobre áreas habitacionais e a invasão e contaminação de terrenos agrícolas, por salinização.

No extremo norte pretende-se também, com a execução das plataformas e passadiços em madeira sobrelevados, impedir a destruição paulatina do cordão dunar por pessoas e veículos todo-o-terreno.

Segundo a Polis Litoral Norte, a intervenção incide sobre a praia a sul de Pedra Alta, numa extensão total de 750 metros e consiste na implementação de três níveis de geocilindros de areia posicionados verticalmente em escada e aderentes ao atual alinhamento do pé da arriba de erosão.

Consiste ainda no “reperfilamento do cordão dunar, através da movimentação de areias para a zona superior da praia e para o espaço entre geocilindros e a arriba de erosão existente, a colocação de plataformas e passadiços sobrelevados no extremo norte, que servirão os aglomerados habitacionais a nascente, no sentido de proteger o cordão dunar e evitar pisoteio”.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!