Altominho.tv

IPVC desenvolve plataforma para a inclusão social

“Uma plataforma pioneira e inovadora que vai reunir todas as informações dispersas entre as diversas instituições sociais”. É assim que se apresenta um dos mais recentes projetos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da sua Escola Inclusiva.

“Agregar o maior número de instituições e colmatar uma das lacunas identificadas em diversos processos que envolvem mais do que uma instituição” é o principal objetivo da plataforma, que começou a ser desenvolvida, em março, por um aluno de Engenharia Informática e pela docente Sara Paiva, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

“Trata-se apenas do princípio da criação de uma plataforma que pode evoluir para algo ainda maior e alargar a muitas outras instituições criando uma rede de informação de cada pessoa que esteja inserida na plataforma”, revela a docente Sara Paiva.

O desafio foi lançado pela Methamorphys -Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano de Viana do Castelo e irá permitir o acompanhamento global e integrado de qualquer pessoa que tenha dado entrada no Casulo Abrigo e que precisa de ser acompanhada também por outras instituições, como a Segurança Social, Centro de Respostas Integradas (CRI) ou outra instituição.

“Ao fazer parte do processo de uma pessoa, cada instituição poderá inserir informação relevante no seu processo global”, explicam.

A primeira versão da plataforma deverá estar finalizada no mês de julho.