Portugal Ultra Triathlon é apresentado esta quarta feira

A Câmara Municipal de Caminha, a Berg Outdoor e os promotores apresentam hoje publicamente a aventura solidária Portugal Ultra Triathlon, pelas 14h00, na sede do município.

A apresentação conta com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Miguel Alves, do director-geral da Berg Outdoor, Dr. Miguel Tolentino, e dos promotores e participantes Diogo Simão, Manuel Maria Correia e Pedro Brito.

O desafio inicia-se dia 31 de maio, esta quinta-feira, pelas 6h00, e será o triatlo com maior distância entre ponto de partida e chegada a nível mundial e que se vai realizar em Portugal, unindo o Estuário do Rio Minho ao ponto mais Ocidental da Europa, o Cabo da Roca.

O Portugal Ultra Triathlon é uma aventura solidária que inclui um desafio desportivo e um objetivo solidário. O desafio desportivo consiste num ultra triatlo em que os participantes terão de percorrer 11,4 quilómetros de natação, 540 quilómetros de ciclismo e 126,6 quilómetros de corrida, ou seja, o triplo das distâncias de um triatlo longo. No total serão 678 quilómetros que deverão ser superados no tempo máximo de 78 horas. A distância em linha reta entre partida e chegada é de 356,5 quilómetros, um novo máximo mundial.

No entanto, o Portugal Ultra Triathlon não é um mero desafio desportivo, é uma aventura solidária. A sua missão é promover a prática desportiva e a adoção de estilos de vida saudáveis, colocando as comunidades em contacto com o desporto e a natureza, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de contribuir para apoiar crianças, jovens e projetos que não têm os recursos necessários para o efeito.

Assim, todos os portugueses são convidados a participar na iniciativa de recolha de fundos que vai beneficiar quatro instituições que contribuem para a promoção do ambiente, do desporto ou da saúde e vida saudável em Portugal: a Casa do Povo de Lanhelas (no concelho de Caminha), a Associação Jorge Pina, a Associação Edificar a Esperança, e um projeto a desenvolver na área do Parque Natural de Sintra Cascais.

O Portugal Ultra Triathlon conta com o patrocínio principal BERG Outdoor, marca multinacional de origem portuguesa para a prática desportiva e vida ao ar livre, e do portal Fleed.pt, tendo como parceiros institucionais a Federação de Triatlo de Portugal, a Câmara Municipal de Caminha, a Câmara Municipal do Cartaxo e a Câmara Municipal de Sintra. Esta aventura solidária conta ainda com o apoio técnico da MDS, multinacional líder na corretagem de seguros e consultoria de riscos, e da Sport Zone, marca líder no retalho de desporto em Portugal, entre outros parceiros.