Altominho.tv

Mais de 50 propostas concorrem ao cartaz das festas da Agonia

O concurso nacional e internacional para a conceção do cartaz da edição 2018 das festas da Senhora d’ Agonia, em Viana do Castelo, recebeu 55 propostas, entre as quais constam três propostas internacionais, anunciou hoje à Lusa o presidente da comissão organizadora.

Segundo António Cruz, “daquelas três propostas internacionais, duas propostas são oriundas do Brasil e uma do Luxemburgo”.  As restantes “são de autores da região e de diversos pontos do país, desde Lisboa ao Algarve”.

Segundo António Cruz, “o número de propostas ao concurso nacional e internacional para a conceção do cartaz da edição 2018 pode ainda vir a aumentar caso a VianaFestas venha ainda a receber, através dos correios, envelopes com data de 30 de abril, último dia para a entrega de trabalhos”.

O presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Agonia, que substituiu no cargo Francisco Sampaio, ex-presidente da Região de Turismo do Alto Minho, adiantou que as 55 propostas “vão agora ser validadas por um júri, a quem caberá selecionar o trabalho vencedor”.

De acordo com António Cruz, a reunião que ditará qual vai ser a imagem oficial das festas ocorrerá nos próximos dias, sendo que a apresentação pública do cartaz está marcada para dia 31 de maio.

Este ano, a organização apontou a beleza da mulher de Viana e do traje como temas principais das propostas dos concorrentes.

Em edições anteriores, o concurso incluía o “espírito” da festa datada da primeira década do século XX, “a alegria e a vida” que caracterizam a romaria e a imagem da capela da Senhora d’Agonia, a santa padroeira dos pescadores.

De acordo com o regulamento, “o concurso vai selecionar um cartaz original que divulgue a romaria Senhora d’ Agonia a nível nacional e internacional”.

O regulamento do concurso prevê que os concorrentes, nacionais e estrangeiros, possam participar individualmente ou em equipas, com duas propostas “inéditas e originais da autoria do candidato”, que se destinam apenas para as festas.

O regulamento define ainda que “as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas até à publicação das mesmas na exposição dedicada ao efeito”, pelo que os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio”.

Nos critérios de avaliação, o júri, que este ano passou a integrar a Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho e da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, num total de nove elementos, vai premiar a “adequação, a eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.

O vencedor receberá “um prémio de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa”.

Desde 2010 que o cartaz oficial da romaria d’ Agonia, considerada uma das principais festividades do país, é escolhido através de concurso.

Em 2017, de acordo com dados fornecidos pela organização, o concurso registou 82 propostas nacionais e internacionais. Em 2016, e pela primeira vez, venceu uma proposta internacional, oriunda do Brasil.

A edição 2018 das Festas de Nossa Senhora da Agonia vai decorrer entre 17 e 20 de agosto.

Em janeiro, a vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, anunciou que o cortejo histórico e etnográfico “vai recriar o ambiente que se viveu na cidade aquando da inauguração da ponte Eiffel”, que a 30 de junho completa 140 anos.