Altominho.tv

Monção desenvolve projeto a pensar nos idosos do concelho

Monção vai implementar o projeto “Ajuda-te – Banco de Ajudas Técnicas”, que tem como objetivo geral promover a qualidade de vida dos idosos do concelho com perda de autonomia, prevenindo situações de dependência e facilitando o acesso a cuidados de saúde primários.

Para promover a mobilidade, recuperação e reabilitação do idoso, proporcionando-lhes o conforto e o tratamento adequados, o projeto disponibiliza material gratuito (camas articuladas, cadeiras de rodas, canadianas, andarilhos, cadeira de banho), adaptado às necessidades de cada um.

O acordo de parceria celebrou-se entre o Centro Paroquial e Social de Barbeita, entidade promotora e executora, e a Casa Agrícola de Monção e Melgaço, a entidade financeira. O projeto envolve ainda seis parceiros: Câmara Municipal de Monção, Instituto da Segurança Social (Centro Distrital de Viana do Castelo), Santa Casa da Misericórdia de Monção, Centro Paroquial e Social de S. Pedro de Merufe, Centro Paroquial Social Padre Agostinho Caldas Afonso, e o CENSO – Centro Social, Cultural e Recreativo das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá.

Em nome da entidade promotora/executora, Américo Alves, congratulou-se com a implementação do projeto, desejando que possa contribuir para que os idosos tenham condições adequadas de mobilidade no dia-a-dia.

O autarca monçanense, António Barbosa, salientou que este projeto representa mais um passo na proteção social dos idosos e felicitou os parceiros pela concretização desta resposta social com implicações positivas no quotidiano da população mais envelhecida do concelho.

As ajudas técnicas prevêem o acesso a toda a população idosa do concelho, sendo atribuídas gratuita e exclusivamente aos idosos mais carenciados, aos portadores de deficiência ou a todos aqueles que necessitam de ajuda técnica por perda de autonomia física ou psicológica.

A vigência do presente acordo está condicionada à capacidade de resposta do Banco de Ajudas Técnicas, terminando quando se verificar a falta de recursos disponíveis, quer pela sua ausência quer pela deterioração dos materiais existentes.