Altominho.tv

Ponte da Barca promove tertúlia sobre Fernão de Magalhães

Ponte da Barca promove esta sexta-feira, dia 27 de abril,  às 21h30, na Casa da Cultura, a Tertúlia “Reais Conversas: Fernão de Magalhães, as Terras da Nóbrega e outras histórias” com o intuito de valorizar e promover, junto da população, o aprofundamento do conhecimento sobre um dos mais ilustres filhos das Terras da Nóbrega, Fernão de Magalhães.

Esta iniciativa dá o “pontapé de saída” para o Ano Magalhânico, que celebra os 500 anos da viagem de circum-navegação que Fernão Magalhães fez entre 1519 e 1522.

Fazem parte do painel de convidados o engenheiro António Borges Taveira, que vai abordar a questão da naturalidade de Fernão de Magalhães, e os engenheiros José Mattos e Silva e  António Mattos e Silva, que versarão a sua intervenção com base no seu livro/estudo “Fernão de Magalhães: Um Agente Secreto de D. Manuel I?”.

Fernão de Magalhães, que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço do rei de Espanha, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome.