A exposição itinerante para mostrar ao público os 24 projetos admitidos no Concurso Internacional de Ideias para a Ponte Pedonal Cerveira-Tomiño, com destaque para as três propostas finalistas, foi inaugurada, esta quinta-feira, em Pontevedra.
A construção da nova travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho, que vai ligar os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, está a dar os últimos passos.
Durante a inauguração, o deputado da Cooperação Transfronteiriça, Uxío Benítez, explicou que começa agora a 2ª fase do concurso, que consiste num procedimento negociado para a contratação de um projeto base, “perspetivando-se que esteja resolvido até ao Verão”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vítor Costa, referiu o “êxito desta iniciativa” e realçou ainda que “este projeto pretende ser um grande atrativo turístico”.
Sublinhando o objetivo de “unir dois concelhos de dois países distintos”, a presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva, aproveitou para apelar “aos governos de Espanha e de Portugal para que disponibilizem recursos para colocar em marcha a ponte”.
Os dois concelhos esperam que o projeto final possa ainda ser conhecido este ano.
Os projetos vão estar patentes até ao dia 4 de maio, para depois ficarem expostos em Cerveira e em Tomiño, em datas a anunciar.










