Altominho.tv

Mau tempo: Oito barras do continente fechadas por causa da agitação marítima

Oito barras de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, São Martinho do Porto e Ericeira estão hoje fechadas à navegação devido à agitação marítima forte.

A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações com comprimento inferior a 30 metros.

Segundo a Marinha, as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja até às 12h00 de sexta-feira.

Para estes distritos estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros, que poderão chegar aos 10/11 metros.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo também por causa da agitação marítima até às 12h00 de hoje, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Também a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima até ao final do dia de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do meio da manhã.

Estão também previstos aguaceiros em geral fracos e dispersos, mais frequentes na região Sul até ao início da manhã e durante a tarde nas regiões Norte e Centro, onde serão sob a forma de neve acima de 800/1000 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1200/1400 metros.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral a sul do cabo Mondego, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora até ao início da manhã, e nas terras altas do Centro e Sul, pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os -1 (na Guarda) e os 8 graus (em Faro e em Lisboa) e as máximas entre os 8 graus (na Guarda) e os 17 (em Faro).