Altominho.tv

Transformador explode na barragem do Alto Lindoso sem afetar fornecimento de luz

A explosão de um transformador na barragem do Alto-Lindoso, em Ponte da Barca, provocou ontem à noite um incêndio no empreendimento hidroelétrico, mas não afetou o fornecimento de eletricidade à população, disse fonte da proteção civil.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, a explosão, que não causou vítimas, “obrigou ao corte do fornecimento de energia no interior do complexo para permitir a intervenção dos bombeiros”.

O alerta foi dado cerca das 23:03. São ainda desconhecidas as causas da explosão do aparelho.

Para o local foram mobilizados 17 operacionais e cinco viaturas dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca e a GNR.

A albufeira da barragem hidroelétrica do Alto-Lindoso situa-se no rio Lima, entre as freguesias de Lindoso e Soajo (concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, respetivamente), dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal.

Pode chegar aos 390 milhões de metros cúbicos de água armazenada e a sua principal missão passa por suprir quebras na produção elétrica nacional.