Altominho.tv

Polliana Barba, Marco Moreira e Rui Horta vencem concurso da bienal de Cerveira

A brasileira Polliana Dalla Barba e os portugueses Marco Moreira e Rui Horta venceram o concurso “Novos Artistas 2018”, ao qual se apresentaram 130 candidaturas, anunciou hoje a organização da bienal de arte de Vila Nova de Cerveira.

Em comunicado, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) revelou que as exposições das obras decorrerão entre os meses de fevereiro e julho de 2018, na galeria do Fórum Cultural de Cerveira.

O concurso “Novos Artistas 2018” integra a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”, apresentada à Direção-Geral das Artes.

O concurso, “aberto à participação de artistas nacionais e estrangeiros, no máximo com 15 anos de carreira, prevê a seleção de três propostas de exposições individuais ou coletivas”, sendo que os autores recebem uma ajuda de custo para a produção, no valor de dois mil euros”.

A comissão consultiva de apreciação das propostas integrou a responsável de curadoria, gestão de coleção e publicações do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Ana Anacleto, o curador independente e editor da revista DARDO, David Barro e o diretor adjunto do Museu de Serralves, João Ribas.

O presidente da FBAC, Fernando Nogueira, explicou, citado naquela nota, que o concurso pretende “consolidar a fundação como uma instituição atenta e atuante no panorama artístico nacional e internacional atual, através da promoção e difusão da produção artística, da experimentação e da atividade expositiva como meio de reflexão sobre a arte e sobre a cultura visual contemporânea, assim como do alargamento a novos públicos”.