Altominho.tv

Mais de meio milhão de euros para requalificar frente ribeirinha de Caminha

A Câmara Municipal apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional Norte – NORTE2020 para a Requalificação e Revitalização da Frente Ribeirinha de Caminha. O valor da obra ultrapassa ligeiramente o meio milhão de euros e vem complementar o trabalho que já está a ser executado na Marginal da Vila.

“O processo de transformação da marginal de Caminha segue o seu curso. A obra do novo Cais dos Pescadores continua a bom ritmo, o desassoreamento vai permitir uma melhor navegabilidade, agora avançamos para a candidatura da ecovia que vai unir o Coura à Foz do Minho”, explica o presidente da Câmara.

O projeto enquadra-se na vertente de Mobilidade Urbana Sustentável, do Programa Operacional Regional Norte – NORTE2020. A candidatura para a Requalificação e Revitalização da Frente Ribeirinha de Caminha corresponde a uma operação que consiste na realização de uma empreitada na marginal/frente ribeirinha da Vila de Caminha, criando uma via de circulação para peões e bicicletas, articulada com os parques existentes nos topos da área de intervenção e ainda com áreas que possam constituir-se como interfaces de transportes.

O objetivo principal é promover o modo de circulação pedonal e ciclável e dessa forma reduzir as emissões de gases com efeito estufa e reduzir o consumo energético no domínio da mobilidade urbana. O custo total da candidatura é de 528 842,72 €, sendo o valor elegível de 498 908,23 €.

Miguel Alves está otimista: “temos muita expetativa de conseguir este financiamento, que é parte do que precisamos para poder fazer um novo percurso junto ao estuário do Minho. Vamos confiar e aguardar pela resposta, de modo a podermos, depois, avançar com os procedimentos concursais para concretização da obra. Paulatinamente, vamos construindo o futuro da nossa marginal”.