Altominho.tv

Tempestade Ana chega este domingo a Portugal

O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) colocou o Distrito de Viana do Castelo em alerta vermelho, durante o dia de hoje.

A tempestade “Ana” chega durante a manhã deste domingo a Portugal, e os seus efeitos serão sentidos no Alto Minho.

A previsão é de muita chuva e ventos fortes, e a Proteção Civil alerta para o risco de cheias e inundações.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisou ainda para a “chuva forte e persistente nas regiões do Norte e do Centro no domingo e na segunda-feira”, sendo que a chuva forte se estenderá “a todo o território do Continente a partir da madrugada de segunda-feira, até ao final da manhã desse dia”.

A partir de segunda-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o estado do tempo irá registar uma ligeira melhoria.

Qual a razão do nome “Ana”

É a primeira vez que uma tempestade formada neste lado do Atlântico tem nome. Desde o dia 1 de dezembro que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em conjunto com os institutos homólogos de Espanha e França, têm em vigor um novo método para designar as tempestades e todas as depressões “que possam provocar um grande impacto sobre pessoas e bens”.

Um método que é em tudo idêntico ao utilizado para os furacões, iniciam pela letra “A” e depois seguem as letras do alfabeto.

A partir de agora, sempre que um destes países ativar o aviso laranja ou vermelho, fica automaticamente encarregue de dar um dos nomes que compõem uma lista pré-estabelecida de denominações.

O próximo será “Bruno”!