Altominho.tv

I Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima em Dezembro

 

O I Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago” é um projeto artístico pioneiro em Portugal.
Este projeto procura “impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval, de incidência ibérica. Tem como duplo objetivo a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais medievais e do património tangível que, neste caso, é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima, de raiz românica”.

O tema desta edição é “Na Rota do Peregrino” / Encontro(s) de Música Medieval, e associa-se ao estudo e reconstrução das canções e danças interpretadas pelos peregrinos no período medieval, que constituíam uma importante fonte de actividade musical entre os séculos XI e XIV, numa celebração das rotas de peregrinação europeias, desde Jerusalém, Roma, Conques, Salas, Limoges, Montserrat, Canterbury e particularmente Santiago de Compostela, da qual Ponte de Lima sempre fez parte.

O resultado será um concerto único, no dia 22 de Dezembro, pelas 21h30, na Medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.