Altominho.tv

Alegações de caso das 20 toneladas de droga remarcadas para segunda-feira

As alegações finais de um processo por tráfico de 20 toneladas de haxixe, que se previam para hoje no tribunal de Viana do Castelo, só vão realizar-se na segunda-feira, disse o advogado do principal arguido.

Jorge Gabriel Martins acrescentou que o protelamento das alegações se deve à falta de uma sala para prolongar os trabalhos durante a tarde de hoje.

O principal arguido é um homem de 61 anos, natural de Caminha e desde 1989 também com nacionalidade espanhola.

Está acusado e pronunciado pela prática, em coautoria material e em concurso real, de um crime de tráfico de estupefacientes agravado e de outro de associação criminosa.

São-lhe imputados, ainda, um crime de branqueamento, em autoria material, um de falsificação, e outro de incêndio.

De acordo com o advogado Jorge Gabriel Martins, na segunda-feira, os trabalhos decorrerão durante todo o dia. Começam às 10:00, com as alegações finais do Ministério Público (MP) e, à tarde, com alegações dos nove arguidos no processo.

A apreensão da droga, transportada no interior de um pesqueiro português no mar Mediterrâneo, em águas internacionais, a 28 milhas do Cabo de Gata (junto de Almeria, Espanha), ocorreu em novembro de 2014, no âmbito da operação “Adiada” e resultou de uma investigação de combate ao tráfico internacional de haxixe tutelada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que decorria há vários meses.

Segundo as autoridades, a droga tinha com o valor de mercado 31 milhões de euros e tinha como destino o norte da Líbia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.