Altominho.tv
PATRICK ESTEVES

Equipa de trail quer limpar margens do rio Minho

O lixo marinho perdido e arrastado pelas águas, durante os últimos dias de chuva, chegou às margens do rio Minho, onde outros resíduos se foram acumulando. Agora, a equipa de trail de Vila Nova de Cerveira colocou mãos à obra e quer limpar todos os detritos, sensibilizando a comunidade para a poluição.

“Nós corremos junto ao rio e vimos que as cheias mais recentes arrastaram tudo o que é plástico, garrafas e esferovite para as margens”, conta José Gomes, presidente da Associação Cerveira Team Running. Foi “o dever de proteger a natureza e o meio ambiente” que falou mais alto e fez surgir a ideia de dinamizar ações de limpeza.

“Recolher e sensibilizar para a redução do lixo que se produz e para o seu destino” são os principais objetivos. “Em pleno século XXI, é triste quando se encontra lixo por todo o lado. Queremos que esta iniciativa sirva de alerta para outras associações e instituições e também para a comunidade”, afirma José.

Os primeiros objetos foram recolhidos na passada segunda-feira. Em menos de dois quilómetros de extensão, quatro atletas encontraram cerca de 100 quilos de resíduos e encheram 30 sacos. “A margem está cheia de lixo e não conseguimos limpar tudo de uma vez, daí precisarmos de realizar mais ações e chamar a atenção para que outras pessoas possam ajudar-nos nesta causa”, explica o responsável.

PATRICK ESTEVES

A segunda ação de limpeza já tem data marcada. No próximo domingo, dia 29 de dezembro, pelas 09h00, vai ser promovido “mais um encontro/corrida de limpeza”.

Mais de 20 participantes são esperados nesta iniciativa aberta a toda a comunidade. “Sabemos que não conseguimos eliminar todo o lixo que se acumula no nosso rio e nas suas margens, mas pretendemos limpar completamente o troço entre as freguesias de Campos e Gondarém. É o mínimo que podemos fazer. O planeta é de todos e é nosso dever defendê-lo”.