Altominho.tv

Francisco Louçã apresenta Imaginação em Viana do Castelo

Francisco Louçã vai apresentar esta sexta-feira, dia 23 de outubro, às 21h00, o segundo volume da sua obra “Imaginação“, numa sessão que terá lugar na Galeria Barca d’Artes, em Viana do Castelo.

A apresentação do livro estará a cargo de Maria José Guerreiro.

Depois de, no primeiro volume, o autor explorar diferentes modos de imaginar — das cores à criação artística, da inquietação religiosa às viagens ao desconhecido e às paixões humanas —, Francisco Louçã dedica este segundo livro aos imaginários e à forma como a imaginação cria e relaciona sistemas de imagens, influenciando a maneira como compreendemos e interpretamos o mundo.

A obra percorre três grandes territórios: o imaginário das utopias, que exige consistência; o da ciência, que se proclama exata; e o da vida quotidiana, da alimentação à comunicação, num tempo marcado pela aceleração e pela necessidade de recuperar a lentidão.

Em “Imaginação”, Francisco Louçã propõe “uma reflexão sobre a capacidade humana de criar, conhecer e transformar a realidade, cruzando diferentes áreas do conhecimento e da experiência”.

Uma viagem pela cultura, pelo pensamento e pela criatividade humanas, em que a imaginação surge como uma dimensão fundamental da vida.

O primeiro volume da obra foi recebido com elogios de várias figuras da cultura, da ciência e do pensamento em Portugal. Lídia Jorge destacou a sua natureza «densa, mas permeável», enquanto Manuel Sobrinho Simões o classificou como «brilhante». José Luís Peixoto sublinhou a dimensão do conhecimento reunido na obra, que permite vislumbrar «a imensa e inesgotável imaginação».

A apresentação em Viana do Castelo, “constitui uma oportunidade para conhecer esta nova etapa do percurso de Francisco Louçã em torno da imaginação e dos imaginários que moldam a experiência humana”, lê-se na nota hoje enviada.

Fotografia: DR