Altominho.tv

Petição pelo fim do apagão noturno em Viana reúne mais de mil assinaturas

A petição “Pelo fim do apagão noturno em Viana do Castelo”, promovida pelo movimento “Viana não pode ficar às escuras”, atingiu mais de mil assinaturas e foi formalmente entregue ao Município de Viana do Castelo, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, o responsável pela iniciativa, Ricardo Luís, refere que “as assinaturas foram enviadas por email ao presidente da Câmara Municipal, estando também prevista a sua entrega presencial em mão”.

Ricardo Luís explica que a petição “marca uma nova etapa da iniciativa lançada para contestar a interrupção da iluminação pública durante o período noturno, nomeadamente entre as 03h00 e as 05h00”.

A medida faz parte do Plano Municipal de Eficiência Energética em vigor desde 2022 e abrange todas as freguesias do concelho.

Na documentação remetida ao município, o peticionário e responsável pela iniciativa solicita uma audiência com o presidente da câmara, “para apresentar formalmente a petição, expor as preocupações manifestadas pelos subscritores e conhecer a posição do Município sobre a medida”.

O pedido “inclui ainda a possibilidade de participação na reunião de responsáveis municipais com competências nas áreas da iluminação pública e gestão energética, para permitir um esclarecimento mais detalhado sobre a medida atualmente em vigor”.

Contactada pela agência Lusa, fonte camarária confirmou a entrega da petição, na quarta-feira, e revelou que “vai ser marcada uma reunião entre o presidente da câmara e o principal peticionário”.

Segundo o autor da petição, “a ausência de iluminação pública durante a madrugada aumenta a perceção e o risco de insegurança, dificulta a circulação de trabalhadores noturnos e serviços essenciais, compromete a segurança rodoviária e pedonal e afeta negativamente o bem-estar das populações”.

“Reconhecendo a importância da eficiência energética e da redução de custos, consideramos que devem ser avaliadas alternativas que não coloquem em causa a segurança pública. Nomeadamente, sugerimos a reavaliação de investimentos em iluminações não essenciais, como iluminação festiva excessiva (ex.: época natalícia ou eventos), canalizando esses recursos para garantir um serviço básico contínuo como a iluminação pública”, lê-se no texto da petição.

Para Ricardo Luís, “mais do que um número, as mais de mil assinaturas representam pessoas que decidiram manifestar a sua preocupação sobre esta questão”.

O responsável pela iniciativa acrescenta que “o objetivo é promover um diálogo construtivo com o Município, procurando obter esclarecimentos sobre a atual política de iluminação pública e sobre os critérios que sustentam a interrupção durante o período noturno”.

A iniciativa “Viana não pode ficar às escuras” “pretende continuar a acompanhar o processo e dar conhecimento público dos desenvolvimentos que ocorram na sequência da entrega da petição”.

Foto: DR