O livro tem servido de ponto de partida para momentos de partilha, reflexão e evocação de memórias junto da população sénior do Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, no âmbito do projeto “Livros em Viagem – Entre Histórias e Memórias”.
Integrado no Programa de Voluntariado “Cultura +”, o projeto é dinamizado pela voluntária Célia Gonçalves, em colaboração com o Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, enquanto Entidade Promotora de Voluntariado.
Iniciado em julho, o projeto promove sessões participativas nas quais a leitura assume um papel central, proporcionando aos participantes momentos de companhia, descoberta e diálogo. A partir das histórias e dos temas abordados nos livros, são lançadas conversas que permitem recordar experiências, partilhar vivências e revisitar memórias.
A sessão mais recente foi dedicada ao tema “Amor”, tendo como ponto de partida o livro Como se Diz Amo-te, de Marilyn Singer e Alette Straathof. A leitura conduziu os participantes por diferentes formas de compreender e expressar o amor, dando lugar à partilha de histórias pessoais, afetos e recordações.
Mais do que uma atividade de leitura, “Livros em Viagem – Entre Histórias e Memórias” procura criar espaços de encontro e valorização das experiências de vida dos mais velhos, mostrando como os livros podem ser também pontes entre o passado e o presente, entre memórias e novas descobertas.










