No passado dia 28 de junho realizou-se a 5.ª edição do EXP – Extreme Peneda Xurés. Com passagem nos concelhos de Lobeira, Entrimo e Lobios, em Espanha, e por Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Melgaço, em Portugal, o evento, de BTT, percorreu as serras do Leboreiro, Xurés e Santa Eufémia, em Espanha, e Soajo, Peneda e Laboreiro, em Portugal.
Em Espanha passou por locais como o Planalto de Leboreiro, a zona de Lazer das Perdices, os Balneários em Bubaces, a ruta das Minas das Sombras e a Santa Eufémia, até à fronteira da Madalena.
O EPX é um evento de BTT, que se carateriza por se realizar em território espanhol e português, na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, que agrega o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés, em Espanha, e o Parque Nacional da Peneda Gerês, em Portugal.
Por ser realizada em autonomia total, orientada exclusivamente por GPS, e por ser de dificuldade física e técnica elevadas, é uma prova que está limitada, pelos Parques, a 180 inscrições, que se esgotam todos os anos.
Em 2021, o EPX realizou-se em Lindoso, em 2022, em Castro Laboreiro, em 2023 em Lamas de Mouro, em 2024, em Soajo, e em 2025 em Melgaço.