O Município de Ponte de Lima deu início, neste novo ano letivo, ao projeto «A Psicopedagogia nas Dificuldades de Aprendizagemno 1.º Ciclo», dirigido às turmas do 1.º ano de escolaridade do concelho.
A iniciativa “pretende acompanhar as crianças nesta importante etapa do seu percurso escolar, promovendo o bem-estar emocional, a adaptação ao novo contexto educativo e o desenvolvimento de competências essenciais à aprendizagem”, deu nota a autarquia.
A primeira sessão, intitulada “A Mochila que Veio Comigo”, teve como ponto de partida a história de Inês, uma menina que inicia o 1.º ano de escolaridade e que, ao longo desta nova aventura, enfrenta medos, preocupações e saudades da sua antiga escola.
Após a leitura da história, os alunos foram convidados a partilhar as suas emoções, refletindo sobre a forma como viveram a sua própria aventura de entrada no 1.º ano.
Através deste momento de diálogo e partilha, “as crianças tiveram a oportunidade de reconhecer e expressar sentimentos associados à mudança, à separação de ambientes familiares e à descoberta de uma nova realidade escolar”.
Como atividade final, cada criança foi desafiada a desenhar na sua própria mochila três elementos significativos: um medo, uma saudade da escola anterior e algo que a deixa muito feliz na nova escola.
Este exercício “permitiu valorizar as experiências individuais, dando espaço à expressão emocional e à construção de sentimentos de segurança e pertença”.
Com o desenvolvimento deste projeto, o Município de Ponte de Lima “reforça o seu compromisso com a educação, promovendo uma abordagem psicopedagógica próxima das crianças e das suas necessidades, contribuindo para uma integração escolar positiva e para a criação de condições favoráveis ao sucesso educativo”.
Fotografia: Câmara Municipal de Ponte de Lima










