O atleta internacional Usumane Djumo, que representa o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), anunciou a doação à Federação de Atletismo da Guiné-Bissau (FAGB) do Troféu de Mérito Internacional que lhe foi atribuído pelo Município de Silves.
Radicado desportivamente em Viana do Castelo, onde é recordista concelhio dos 60 e 110 metros barreiras ao serviço do CAOV, Djumo tem vindo a destacar-se também ao mais alto nível pela Guiné-Bissau. O atleta detém atualmente os recordes nacionais guineenses dos 60 metros barreiras (pista coberta), 110 metros barreiras (ar livre) e, mais recentemente, estabeleceu por duas vezes um novo máximo nacional nos 60 metros (pista coberta), em Braga.
A distinção atribuída pelo Município de Silves surge na sequência da participação nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Tóquio 2025, onde Usumane Djumo protagonizou a estreia da Guiné-Bissau nos 110 metros barreiras numa competição desta dimensão. A presença do atleta foi apontada como um marco no percurso internacional do atletismo guineense.
Em 2025, Djumo posicionou-se ainda entre os melhores do continente africano, alcançando o oitavo melhor registo africano nos 110 metros barreiras e o quarto melhor nos 60 metros barreiras. Estes resultados colocam a Guiné-Bissau entre os quatro países africanos com melhores marcas nestas disciplinas.
A cerimónia de entrega do troféu decorreu no Consulado-Geral da Guiné-Bissau no Algarve, sob orientação da cônsul-geral, embaixadora Josefina Kosta. O galardão será transportado para Bissau, onde integrará o património da Federação de Atletismo da Guiné-Bissau. Em comunicado, a federação destacou o gesto do atleta como sinal de patriotismo e compromisso com o desenvolvimento do desporto no país.










