Altominho.tv

PJ realizou buscas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez

No dia 4 de novembro de 2025, a Polícia Judiciária (PJ) efetuou buscas aos equipamentos informáticos instalados no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.

De acordo com um comunicado da Associação, a diligência não teve como alvo nenhum membro da Direção, incidindo antes sobre seis bombeiros, cuja identidade não foi revelada, e que estão a ser investigados no âmbito de uma questão de natureza operacional.

“Nos termos e com os fundamentos acima aduzidos, só quais damos por integralmente reproduzidos, impõe-se, no âmbito da realização de busca determinada, aceder aos equipamentos informáticos que se encontrem alocados ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, uma vez que é expectável que a documentação a analisar designadamente escalas de serviço, onde consta o dia, período de serviço – hora de início e hora de fim do serviço, o número mecanográfico, o nome a categoria de cada elementos que desempenha funções no âmbito do DECIR, bem como o relatório de presenças com registo legível do pagamento, comprovativos de pagamento da ANEPC, folhas de vencimento dos Bombeiros, nomeadamente dos referidos na denuncia, escalas de ECIN, ativações de serviço diário e do DECIR, no período de vigência dispositivo, entre outros, possam estar armazenados em equipamentos informáticos”, lê-se na nota enviada.

As buscas visam igualmente a recolha dos documentos mencionados, assim como mensagens e comunicações trocadas entre os suspeitos, nomeadamente através de redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp.

A Associação declara acreditar na inocência dos seus bombeiros, sublinhando que “nenhum dos visados foi constituído arguido e muito menos esta Associação. Pelo que, estando a investigação em curso, até prova em contrário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez crê na inocência dos seus bombeiros”.