Altominho.tv

DKC de Viana proporcionou atividade de canoagem a portadores de baixa visão

A Darque Kayak Clube, em articulação com a ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) de Viana do Castelo, proporcionou uma atividade dirigida a portadores de baixa visão. Oito pessoas com baixa visão, uns com cegueira total e outros parcial, experimentaram a canoagem no rio Lima.

Nesta atividade participaram técnicos, atletas, treinadores e dirigentes no acompanhamento individual aos participantes, com a prévia formação teórica, pelos treinadores da DKC.

Também participaram jovens canoístas, no espírito formativo e de sensibilização, para o apoio ao público com características diferenciadas. A participação foi alargada aos técnicos estagiários que se encontram a concluir a sua formação de treinadores na DKC de Viana.

“Foi com muita curiosidade e entusiasmo que os utentes da ACAP se fizeram ao rio, subindo e descendo o canal da zona ribeirinha, adjacente ao Cais Velho em Darque”, revela a DKC, acrescentando que “as sensações foram diversas, mas todas com entusiasmo. Teve de se fazer algumas adaptações individuais face ao perfil e características de cada participante”.

A DKC de Viana já promoveu com outras associações, e também com a ACAPO, outras ações com pessoas portadoras de baixa visão, inclusive na descida de rios, tais como o rio Coura e o rio Lima.