Chama-se ‘Travessia’ e é o primeiro registo em CD do coro CouraVoce, cuja apresentação está agendada para este domingo, 10 de agosto, pelas 15h00, nos Paços do Concelho de Paredes de Coura.
O grupo associa-se à cerimónia evocativa do Dia do Concelho na qual o Município também “manifesta todo o seu apreço e reconhecimento públicos para com as muitas personalidades e associações que se têm destacado em prol da comunidade”.
Contando com oito faixas com composições verdadeiramente únicas, ‘Travessia’ é fruto de muito trabalho, partilha e amor à música, mas também a esta terra onde cresceram: “nesta obra há uma força misteriosa que ecoa tanto como música coral. Quando as pessoas se tornam maiores do que as suas circunstâncias, os projetos mais belos podem nascer nos lugares mais inesperados”, realça Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, sublinhando que o CouraVoce “ergue-se como prova de que a cultura e a educação não têm lugar certo. É, por isso, que gosto tanto de afirmar de que o céu de Paredes de Coura é igual ao céu de Berlim”.
O autarca courense recorda que o coro CouraVoce “reflete o compromisso estratégico entre o Município de Paredes de Coura e a Academia de Música de Viana do Castelo no empoderamento cultural da juventude e do território. É um exemplo vivo da criação de equidade e igualdade de oportunidades na educação artística especializada”, acrescentando que ‘Travessias’ “é o resultado da persistência, do rigor e da qualidade que se imprimem ao trabalho, numa procura contínua pela excelência no “fazer acontecer”. O professor e maestro Vitor Lima potencia, assim, o talento destas jovens courenses, numa relação de empatia mútua e genuína, que a todos contagia sempre que as escutamos ou vemos performar”.
O CouraVoce é um coro feminino criado em Paredes de Coura em 2017, por iniciativa do Município e em parceria com o Conservatório do Alto Minho — Academia de Música de Viana do Castelo, no contexto do ensino artístico especializado da música, promovido no território, tendo como objetivo principal a valorização e a divulgação da música coral e a formação de públicos.
Dirigido pelo Maestro Vítor Lima é constituído atualmente por 23 elementos. Com atividade regular desde 2017, interpreta repertório coral diversificado de diferentes épocas e estilos e tem como objetivo principal a valorização e a divulgação da música vocal.











