Arcos de Valdevez tem vindo a destacar-se como um destino “privilegiado” para a realização de estágios desportivos, nomeadamente de equipas de futebol nacionais e estrangeiras.
Esta crescente procura “deve-se, em grande parte, às excelentes condições que o concelho oferece para a prática desportiva, aliando infraestruturas de qualidade, ambiente natural de excelência e uma forte aposta na promoção do desporto”, deu hoje nota a autarquia.
O Estádio Municipal da Coutada acolheu recentemente diversas equipas de referência, nomeadamente o Gil Vicente FC (1.ª Liga) – de 14 a 19 de julho; o SC Braga B (Liga 3) – de 22 a 26 de julho e o FC Porto Sub-19 – de 27 de julho a 1 de agosto.
De 31 de agosto a 5 de setembro, será a vez da equipa feminina do FC Porto realizar o seu estágio.
“Para além do Estádio da Coutada, o concelho dispõe de um conjunto alargado de infraestruturas desportivas que potenciam o desenvolvimento da prática desportiva, como o Estádio Municipal, o Estádio Municipal de Rugby, o Complexo de Piscinas Municipais e o Complexo de Ténis e Padel”.
Atualmente, está em curso a terraplanagem da terceira fase da Zona Desportiva de Arcos de Valdevez, “que irá reforçar significativamente a capacidade de resposta do concelho neste domínio”.
O projeto “prevê a criação de um grande recinto de jogo para futebol e rugby, dois polidesportivos multifuncionais, espaços de lazer e recreação, um circuito de manutenção e um edifício de apoio com balneários, vestiários e sanitários”.
Esta nova fase vai permitir a ligação “entre os equipamentos existentes, consolidando uma zona desportiva moderna, integrada e acessível, preparada para acolher atletas, clubes e famílias”.