Altominho.tv

IPVC lança centro estratégico para a economia azul

Na próxima quarta-feira, dia 11 de junho, será formalmente constituído e apresentado o SUSTEMARE – Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas, numa cerimónia a decorrer no edifício dos Serviços Centrais e de Apoio à Presidência do Politécnico de Viana do Castelo, pelas 14h00.

Com sede no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), o SUSTEMARE estrutura a sua intervenção em três domínios principais: Energia Azul, Tecnologias Oceânicas e um núcleo de Atividades e Serviços Complementares, especialmente focado na minimização dos impactos ambientais das infraestruturas marítimas.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, explica que o SUSTEMARE “nasce da necessidade de responder a uma transição urgente: a de explorar o oceano de forma sustentável, integrando conhecimento científico, tecnologia e atividade económica.”.

Esta aposta recai sobre áreas como a energia das ondas, marés, eólica offshore, hidrogénio verde, materiais resistentes ao meio marinho ou biotecnologia.

A atuação deste novo Centro de Tecnologia e Inovação estará profundamente ligada à realidade empresarial, especialmente às empresas já instaladas ou em instalação no setor das energias oceânicas, que enfrentam desafios técnicos, logísticos e ambientais próprios do meio marinho.

A estrutura prevê laboratórios especializados, uma nave industrial e uma equipa de cerca de 40 profissionais altamente qualificados até 2030, articulados com os recursos dos parceiros científicos fundadores.