O Centro Cultural de Viana do Castelo acolheu no domingo a VIII Gala do Desporto, uma cerimónia que homenageou 257 atletas que conquistaram títulos nacionais, europeus e mundiais nas épocas desportivas de 2023 e 2024. O evento destacou talentos de 27 clubes e duas escolas, abrangendo modalidades como atletismo, hóquei em patins, natação, surf, voleibol, entre outras.
Entre os distinguidos, 38 atletas alcançaram pódios europeus e universitários, enquanto um atleta (Iúri Leitão) obteve dois pódios olímpicos, de campeão e vice-campeão. O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, sublinhou que esta gala é um momento de “reconhecimento coletivo” pelo esforço de atletas, clubes e famílias. “Os nossos atletas dão notoriedade, projeção e identidade à nossa cidade”, afirmou.
Ricardo Rego, Vereador do Desporto, realçou o crescimento do desporto no concelho, com um aumento de 10% no número de clubes e associações, e um crescimento médio de 20% no número de atletas federados. Rego destacou ainda a criação de seis novas modalidades e o primeiro passo para um modelo de apoio desportivo mais justo e regulamentado.
A VIII Gala do Desporto reafirmou Viana do Castelo como uma referência no panorama desportivo nacional, celebrando os feitos dos seus atletas e o dinamismo das suas estruturas desportivas.










