Altominho.tv

Cortejo Etnográfico das freguesias de Monção é já no próximo domingo

O Cortejo Etnográfico das freguesias, realizado no âmbito do Corpo de Deus-Coca de Monção, será realizado no próximo domingo, dia 22 de junho, pelas 16h30.

Todos os anos, milhares de pessoas assistem a este evento tão característico do concelho, que junta as várias freguesias, proporcionando momentos de alegria e animação. Os responsáveis pela decoração dos carros mostram a sua criatividade, através da recriação das tradições mais castiças e emblemáticas das aldeias.

Além da sonoridade característica das aldeias, como o folclore, bombos e concertinas, são representadas ainda algumas vivências da vida rural, como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, a fiada e a desfolhada.

Os populares aproveitam também para mostrar o que de melhor há em Monção, como o vinho Alvarinho, o fumeiro, os enchidos, o mel, a broa de milho, os papudos e as tradicionais roscas, doce distinguido como uma das 7 maravilhas da doçaria nacional.

O local de maior presença de público situa-se na Praça Deu-la-Deu Martins, local onde está instalada uma bancada e os carros alegóricos param alguns minutos, encenando alguns quadros humorísticos do quotidiano das suas freguesias.