Altominho.tv

Milhanas, Fillas de Cassandra e Jazz de Matosinhos em festival transfronteiriço de Valença

Milhanas, Fillas de Cassandra, Rita Rocha e a Orquestra Jazz de Matosinhos são alguns dos nomes do cartaz do IKFEM Festival Tui-Valença, que se realiza entre 16 e 20 de julho, foi hoje divulgado.

Antonio Orozco, James Rhodes e Perico Sambeat estão também confirmados na 13.ª edição do encontro cultural transfronteiriço que apresenta espetáculos na Alameda de Tui, na Galiza, Espanha, e na Fortaleza de Valença,  indicou a organização em comunicado.

Entre as novidades deste ano está o concurso musical Novas Ondas Sonoras, “que distingue jovens talentos da Galiza e do Norte de Portugal com um troféu e um prémio de 1.000 euros” e tem por objetivo “fomentar, descobrir e dar visibilidade ao talento de jovens intérpretes da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal”.

O concurso está aberto a participantes da Galiza e do Norte de Portugal com idades entre os 12 e os 30 anos, e quer “premiar a criatividade, a técnica e a expressividade que representem a diversidade cultural e artística desta região comum”.

Após o período de inscrições, que termina no dia 22, um júri vai selecionar cinco finalistas, sendo o sexto escolhido pelo público através de uma votação nas redes sociais.

Os finalistas atuam na final agendada para 19 de julho, na Alameda de Tui (11h00).

O grupo ou solista vencedor recebe um troféu e um prémio de 1.000 euros, contabilizado como honorários por um concerto no IKFEM Festival Tui-Valença 2026.

Quanto aos espetáculos, começam no dia 16 pelas 21h30 na Fortaleza de Valença, com Antonio Orozco, “um dos artistas mais destacados da música espanhola, com mais de 1,5 milhões de discos vendidos e 2.500 concertos realizados pelo mundo”, e Rita Rocha, “uma das vozes mais promissoras da música nacional”.

A gala solidária terá a participação do grupo musical CaixaSon, “um projeto pioneiro de inclusão musical entre Espanha e Portugal que acolhe a diversidade como um valor para a sociedade, demonstrando como a música é uma poderosa linguagem universal que ultrapassa fronteiras”.

Milhanas com a participação especial de Fillas de Cassandra, um duo revelação da cena musical galega, apresentam-se na Fortaleza de Valença no dia 17 às 21h30.

No dia 18, às 21h30, na Alameda de Tui, é a vez de James Rhodes, um “pianista e escritor britânico radicado em Espanha, transforma concertos clássicos em experiências inclusivas e próximas, conectando o público à música de grandes compositores como Chopin, Brahms e Rachmaninov”.

No dia 19 às 19h30 a Alameda de Tui acolhe I Love Rock and Rol, “um concerto familiar e educativo com os maiores êxitos do rock mundial”, passando pelos Beatles, Led Zeppelin, AC/DC, Guns & Roses, Metallica, Iron Maiden ou Nirvana.

A Fortaleza de Valença recebe, no dia 20 às 21h30, o saxofonista espanhol Perico Sambeat junta-se à Orquestra Jazz de Matosinhos para apresentar o novo álbum Boreal.

Outra das novidades vai ser o curso sobre metodologia musical inclusiva (dias 17 e 18, 09h00, Espaço Sociocultural Camilo José Cela, Tui), ministrado por Francisco Borro, “uma referência na área da inclusão e atenção à diversidade no ensino da música”.

De acordo com a organização, “os diálogos com os artistas serão outro dos grandes atrativos do IKFEM de 2025”, sendo que a iniciativa acontecerá com Milhanas com Fillas de Cassandra (dia 17, Valença, 18h30), James Rhodes (dia 18, Tui, 19h30, hora espanhola) e Perico Sambeat com a Orquestra Jazz de Matosinhos (dia 20, Valença, 18h30).

“Neste ciclo de conversas, os artistas que integram o festival vão partilhar a sua visão da arte, as suas histórias pessoais e a sua ligação a Espanha e Portugal. Falar-se-á de música, criatividade e inspiração, mas também do valor dos projetos que ultrapassam fronteiras e de como a arte pode ser uma ponte entre realidades distintas”, descreve a organização.