No passado dia 4 de maio a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Miranda, em Arcos de Valdevez, recriou a Lavrada de Maio. Um dos principais objetivos desta associação é preservar usos e costumes de antigamente através do projeto “Reviver Tradições”, perpetuando a génese desta freguesia serrana.
Dezenas de pessoas de todas as idades assistiram e participaram neste evento. Os participantes vestiram-se a rigor, e a lavrada começou com quatro vacas de raça cachena prontas a puxar o arado e abrilhantar a tarde.
Mantendo a tradição, no final foi servida a merenda, batatas amassadas com rojões da barriga, acompanhada da broa de milho e de vinho. A tarde encheu-se ainda de muita animação, com roda de cantigas e danças tradicionais.
“A Associação agradece a todos os participantes que fizeram deste dia, mais um dia inesquecível na história que tem vindo a ser trilhada. Um agradecimento especial à família do Senhor António Vilela e família donos dos animais que generosamente cederam para esta recriação”, refere a autarquia em comunicado.
Fotografia: Nélson Costa