Altominho.tv

Preservar para não esquecer: Dia Mundial da Terra celebrado em Ponte de Lima

O Dia Mundial da Terra foi assinalado em Ponte de Lima, na Quinta de Pentieiros, um espaço dedicado à valorização do meio ambiente e à preservação da biodiversidade.

A iniciativa teve como foco a importância das galinhas, especialmente das raças autóctones que outrora foram muito presentes nas zonas rurais do Alto Minho, mas que atualmente estão em risco de extinção.

Na Quinta de Pentieiros, é possível encontrar várias dessas raças tradicionais: a galinha branca, a preta lusitânica, a pedrês portuguesa e a amarela.

Os participantes mostraram grande entusiasmo pelas atividades propostas. Uma das dinâmicas envolveu a realização de pequenas sementeiras em cascas de ovos, utilizando sementes de feijão, coentros e rabanete.

No final da tarde, o convívio foi adoçado com uma fatia de bolo confecionado pelas funcionárias da Quinta, num dia marcado pelo sol e pela consciência ambiental.