Os primeiros 14 alunos do curso profissional de Técnico de Fabrico de Produtos Biotecnológicos da EPRAMI, pioneiro no país, concluíram com sucesso as suas Provas de Aptidão Profissional.
O curso profissional de Técnico de Fabrico de Produtos Biotecnológicos foi criado para formar técnicos para a fábrica de vacinas Zendal Portugal, atendendo à falta de cursos de nível intermédio no Quadro Nacional de Qualificações. A Escola Profissional do Alto Minho Interior, em parceria com o Município de Paredes de Coura e a Zendal, desenvolveu a criação do plano curricular, certificando o curso profissional que veio a denominar-se por Técnico de Fabrico de Produtos Biotecnológicos.
Com o apoio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, do Instituto de Escola de Vigo e da Agência Nacional para a Qualificação (ANQEP), o curso de dupla certificação (ensino secundário e diploma profissional de nível IV), foi incluído no Catálogo Nacional de Qualificações e teve sua primeira turma no ano letivo de 2022-23, com a certificação dos primeiros alunos em 2025.
“O ensino profissional é um instrumento fundamental na construção de territórios com uma economia forte capaz de criar emprego e oportunidades de realização profissional para quem quer viver fora dos grandes centros”, afirma Vitor Paulo Pereira, presidente da câmara. “ O ensino profissional é cada vez mais valorizado no Alto Minho pelos empresários e pelos jovens. Somente com uma mão de obra qualificada e com bons salários conseguiremos aumentar a nossa competitividade e promover o nosso crescimento”, acrescenta.
Os estudantes criaram produtos inovadores e defenderam a sua viabilidade no mercado regional e nacional perante um júri composto por elementos da escola e representantes de empresas e instituições da região.
Agora, irão realizar estágios curriculares em empresas como a Zendal Portugal, Doureca, Valver Ibérica, Akwel, Águas Salutis, Águas do Norte (Grupo Águas de Portugal) e Adega Cooperativa de Monção.










