A 5ª Convenção da Rede Europeia dos Municípios Amigos da Família realizou-se, na semana passada, na cidade de Cracóvia, na Polónia. O Município de Monção, membro da rede europeia desde fevereiro de 2023, esteve representado pelo vice-presidente, João Oliveira.
Integrando um painel de responsáveis e técnicos de programas de apoio à família, oriundos de vários países europeus, a intervenção de João Oliveira incidiu na apresentação das boas práticas municipais, focando-se no Programa “Monção Social” e no Programa de Cuidadores Informais.
Ambos os programas “envolvem um conjunto de medidas de apoio que valorizam todos os elementos do agregado familiar, colocando em prática, paralelamente, respostas efetivas dirigidas a pessoas em situação de risco e fragilidade social”, referiu João Oliveira.
Estas respostas, com caráter abrangente e inclusivo, compreendem, entre outras, as seguintes áreas: maternidade e paternidade; educação e formação; saúde; habitação; serviços básicos; e participação social, cultural e desportiva. Pretende-se, assim, garantir qualidade de vida, bem-estar e coesão social no território concelhio.
Como resultado da política municipal na área social, Monção foi reconhecido, a nível nacional, em cinco anos consecutivos, como Autarquia Familiarmente Responsável, distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
Em 2020, foi o primeiro município do distrito de Viana do Castelo a receber este reconhecimento.