Altominho.tv

30 Anos da Ponte nas Ondas: Jornada radiofónica transfronteiriça celebra a data em Valença

Hoje, dia 26 de março, celebram-se as comemorações dos 30 anos da Associação Cultural e Pedagógica Ponte nas Ondas (PNO), durante toda a manhã, no edifício da Antiga Alfândega de Valença.

Esta jornada radiofónica transfronteiriça conta com um com um programa de emissão de rádio e televisão, que será transmitido em direto, a partir de Valença, Lisboa e de mais sete pontos da Galiza, entre as 9h e as 13h (PT).

Em Valença, as atividades começam com a atuação o Coro da Academia de Música da Fortaleza de Valença numa sessão de abertura que contará, ainda, com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, Enrique Cabaleiro, Alcalde de Tui, Esmeralda Carvalho e Santiago Veloso, presidentes de PNO e do antropólogo Álvaro Campelo.

Para as 9h35 (PT) está prevista a atuação de Augusto Canário e de Bieito Lobarinhas.

Às 9h50 (PT) será a vez da Escola Muralhas do Minho de Valença apresentar o trapicho na raia com uma entrevista à valenciana Augusta Santana e às 10h10 (PT) com uma entrevista à cineasta valenciana / tudense Diana Gonçalves que contará histórias de mulheres na raia.

Às 10h25 (PT) a Escola de Santa Maria Maior de Viana apresenta as mulheres da Ribeira de Viana.

Para as 10h40 (PT) agenda-se a atuação do grupo valenciano Luar do Minho.

Às 10h50 (PT) será a vez da Escola de Penafiel Sudeste contar lendas e tradições do Norte de Portugal e da Galiza e às 11h15 (PT) será a vez da Escola de Melgaço apresentar o seu artesanato e etnografia e às 11h35 (PT) o IES Perez Tizon com ofícios tradicionais.

Para as 11h50 (PT) agenda-se a atuação de Pancho Álvarez.

Às 12h00 (PT) será apresentada a Cantata de António Variações pela EB 2 /3 de Caminha, seguida do Agrupamento de Monção, às 12h10 (PT), com lendas e pregões com uma entrevista às autoras do livro “Os de lá de Riba”.

O evento encerrará com a atuação da TUNESCE – Tuna Académica da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença.

Este programa de celebração contará com a participação de 70 centros educativos, desde as primárias até às universidades, várias rádios destes territórios e a cobertura especial da RTP e da RNE. Poderá, igualmente, ser acompanhado em www.pontenasondas.org e www.escolasnasondas.com.

A Ponte … nas Ondas! comemora três décadas de existência com um forte reconhecimento pelo seu trabalho, que foi honrado com o Prémio da Cultura Galega 2023 na categoria língua. Além disso, a associação teve sua atuação inscrita no registo de boas práticas como Património Cultural Imaterial da UNESCO, no XVII Comité Intergovernamental da organização, realizado em Marrocos.