Nesta terça-feira, cerca de 200 utentes de seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Vila Nova de Cerveira vivenciaram a magia do Natal de forma especial, com um almoço repleto de receitas tradicionais locais.
Este evento, organizado pela Câmara Municipal em colaboração com o Banco Local de Voluntariado e a INATEL, teve como objetivo resgatar tradições natalícias com ingredientes endógenos e promover o espírito de comunidade.
O Presidente da Câmara, Rui Teixeira, junto com outros membros do executivo, marcaram presença, distribuindo votos de Boas Festas e recordações simbólicas.
O almoço destacou pratos típicos da quadra, onde o bacalhau se afirmou como a estrela da mesa. Além disso, cada IPSS preparou uma banca com doçaria tradicional, como sonhos, rabanadas, aletria, pastéis de abóbora e bolo de noz, que fizeram as delícias de todos os participantes, refere comunicado.
A iniciativa, mais do que um simples convívio, proporcionou a partilha de memórias e tradições culinárias familiares, num ambiente que uniu gerações e reforçou os laços entre os presentes.
Este evento foi apoiado pela operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa INTERREG VA POCTEP.