Cerca de 350 cerveirenses e amigos juntaram-se, este domingo, na capital portuguesa, para comemorar mais um aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa.
O momento de confraternização e de partilha foi testemunhado, uma vez mais, pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e pelo presidente da Assembleia Municipal, António Quintas.
“A entrega da Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre à Casa Cerveirense em Lisboa abrilhantou o 15º convívio (medalha atribuída no Dia do Município – 1 de outubro), com o Município de Vila Nova de Cerveira a reconhecer e valorizar o seu papel e ação no campo cultural e social”, deu hoje nota a autarquia.
“Cada um de vós desempenha uma função muito importante e digna, a de embaixadores de Cerveira em Lisboa, fomentando o sentimento de pertença ao concelho, inclusive entre as gerações mais novas, preservando as tradições, a cultura e os valores da comunidade cerveirense”, disse o presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.
Este convívio de 2024 acolheu conterrâneos residentes em Lisboa e mais de meia centena que se deslocou de Cerveira a Lisboa.
Durante o dia, houve “muitos momentos de conversa, complementados com a animação a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Minho”.
A Casa Cerveirense foi fundada a 29 de junho de 2009, por cerveirenses residentes em Lisboa, e desde então tem dinamizado diversas atividades anuais de cariz regionalista, em conjunto com a Associação das Casas Regionais em Lisboa, culminando com a organização de um convívio anual, convidando os conterrâneos para uma festa de reencontros.