A nova Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do Centro Social e Cultural de Carreço, Viana do Castelo, vai criar 50 vagas e 30 novos postos de trabalho, representando um investimento de 4,5 milhões de euros, foi ontem divulgado.
Segundo a Câmara de Viana do Castelo, a nova estrutura, cuja construção deverá estar concluída até final do ano, é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)em 1.749.065 euros.
Será a segunda ERPI do Centro Social e Cultural de Carreço, cuja construção começou em novembro de 2021.
Hoje, na cerimónia de bênção do novo espaço, o presidente da direção, Joaquim Viana da Rocha, explicou, citado numa nota da autarquia, que a construção foi projetada há mais de quatro anos e que “a ideia e a visão sempre foi construir este lar no melhor local da freguesia, garantindo a qualidade de vida dos utentes”.
De acordo com a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o novo equipamento vai poder acolher 50 utentes e criará cerca de 30 postos de trabalho, “permitindo assim alargar a capacidade de resposta da instituição às necessidades da comunidade”.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, que participou na cerimónia, também citado na nota, destacou “a atenção que tem sido dada ao setor social nas freguesias do concelho” e reconheceu “o trabalho e a dedicação” de todos os que dão o melhor de si na instituição de Carreço”.
Em setembro de 2022, Luís Nobre marcou presença na sessão de assinatura de 63 protocolos para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais no Norte, que incluiu financiamento à nova ERPI de Carreço.
O Centro Social e Cultural de Carreço foi fundado em 1994 “com o intuito de colmatar graves lacunas sociais na freguesia, designadamente a precariedade de vida dos idosos e a falta de acompanhamento e apoio às faixas etárias mais jovens”.
Atualmente com seis respostas sociais protocoladas com a Segurança Social, o Centro Social e Cultural de Carreço tem cerca de 300 sócios.
A IPSS dispõe de “uma equipa técnica multidisciplinar e, “oferece à comunidade serviços através da primeira ERPI, centro de dia, serviço de apoio domiciliário, centro de convívio, creche e cantina social”.