Decorreu no passado sábado, dia 19 de outubro, também em território de Ponte de Lima, mais uma etapa da peregrinação coletiva a Santiago de Compostela pelo Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago que contou com a colaboração de todos os Municípios com território atravessado por este itinerário jacobeu, desde o Porto a Valença, passando obviamente por Ponte de Lima.
Esta que foi a terceira etapa teve início em Barcelos e finalizou em Ponte de Lima, num percurso com a extensão de cerca de 32 km, metade dos quais por freguesias do concelho limiano, desde a entrada em Poiares até ao término em pleno centro histórico da Vila Mais Antiga de Portugal, tendo incluído ainda a passagem por Vitorino de Piães, Facha, Seara e Correlhã, num dos traçados mais belos de todo o Caminho.
A caminhada continua no próximo sábado, dia 26 de outubro, com partida junto ao Museu dos Terceiros, “tendo sido atingido o número limite de inscritos”, deu nota a autarquia.
Os peregrinos cruzarão as pontes medieval e romana, na histórica vila do Lima, e atravessarão os terrenos mais planos de Arcozelo, antes de enfrentar as subidas mais íngremes da serra da Labruja. O itinerário prossegue depois por terras de Paredes de Coura, em direção a Valença. Ao fim da tarde, terão cumprido cerca de 40 km de um Bom Caminho.