Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde.
O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
“Construindo pontes, desafiando horizontes” foi o mote do XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS-2024), que decorreu de 17 a 19 de outubro, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
“O evento reuniu dezenas de investigadores e especialistas nacionais e internacionais, numa dinâmica de partilha de experiências, pensamento crítico e boas práticas”, deu nota a instituição.
Durante os três dias do seminário, “foram realizadas conferências, mesas-redondas, simpósios e apresentadas mais de uma centena de comunicações científicas”.
Entre os temas centrais, destacou-se a “Formação de Professores de Educação Física nas Primeiras Idades” e as “Comunidades Educativas Ativas”, dando especial destaque à necessidade de reformas estruturais que melhorem a qualidade das práticas de Educação Física.
O evento contou “com a presença de entidades e projetos de referência de várias regiões do país, além do presidente da Associação Europeia de Educação Física, que sublinhou a importância de uma promoção sustentável da atividade física nas escolas e nas comunidades em geral”.
A participação de investigadores de diferentes instituições, incluindo do Brasil, reforçou o caráter internacional do seminário.