Altominho.tv

Docente do Politécnico de Viana representa Portugal em projeto para melhoria da qualidade do ar interior

Sérgio Ivan Lopes, docente do Politécnico de Viana do Castelo, foi indicado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para representar Portugal no Comité de Gestão da COST Action “CA23139 – Network for Indoor Air Cleaning (Net4CleanAir)”.

O docente participou na última sexta-feira, na primeira reunião de trabalho, que decorreu em Bruxelas, na sede da COST Association.

Na agenda do dia esteve a eleição dos órgãos de liderança e a definição do plano de atividades.

“Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar em espaços interiores, a COST Action aposta em tecnologias emergentes e soluções inovadoras para desenvolver respostas eficazes ao desafio da poluição”.

Sérgio Ivan Lopes, especialista em Sistemas de Sensores, IoT e Sistemas Ciber-Físicos, sublinha a importância do seu contributo: “O meu papel foca-se na aplicação de tecnologias avançadas para a ‘limpeza’ do ar, explorando três áreas principais: integração de tecnologias para a remoção de múltiplos poluentes, integração de sistemas de monitorização em tempo real da qualidade do ar e a gestão automática de sistemas integrados.”

As COST Actions são redes de cooperação científica europeia que promovem a partilha de conhecimentos e recursos entre investigadores, universidades e empresas.

Quanto ao Comité de Gestão, “este tem um papel crucial na definição de estratégias e na supervisão das atividades, orientando os grupos de trabalho que investigam diferentes aspetos do tema”.

Esta abordagem “visa acelerar o desenvolvimento de soluções que possam ser aplicadas em diversos contextos, com impacto positivo na saúde pública e no ambiente”.