A jornalista Fátima Campos Ferreira apresentou ontem a sua obra “O Infinito Está nos Olhos do Outro. Diz-lhes quem fomos. Uma história de família”, no Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, no âmbito da iniciativa “Um Livro, Uma Conversa e às vezes um Filme”.
A conversa foi moderada por Manuel Sobrinho Simões.
A organização é do Município de Caminha e dos Amigos da Rede das Bibliotecas de Caminha.
Maria de Fátima Barbosa Campos Ferreira nasce em Lisboa, mas passa a infância em Valença do Minho.
Aos 14 anos ruma ao Porto com a família, frequentando aí o Liceu Garcia de Orta.
Licencia-se em História pela Faculdade de Letras do Porto, e acrescenta ao seu currículo diferentes cadeiras do curso de História de Arte, começando a lecionar no Instituto de Preparação para a Universidade, da Universidade Livre. Ingressa depois no primeiro curso da Escola Superior de Jornalismo do Porto, e completa a licenciatura.
No final de 1986, inicialmente no âmbito do estágio curricular, e logo a seguir como profissional, inicia a carreira de jornalista na RTP, primeiro no Norte, e já em Lisboa a partir do final de 1994.
Participa e/ou apresenta telejornais; faz entrevistas, reportagens e operações especiais que marcam a história do país.
Durante 18 anos coordena e apresenta o debate “Prós & Contras”, onde acolhe semanalmente centenas de pessoas e cruza ideias e argumentos, acompanhando a par e passo a complexidade social, económica, política, cultural e desportiva do país. O “Prós & Contras” torna-se âncora do serviço público, e uma marca na sociedade portuguesa. Atualmente é coautora do programa de entrevistas Primeira Pessoa.
Docente de jornalismo na Universidade Lusófona, mantém, ao longo dos anos, participação cívica, como moderadora e palestrante em fóruns universitários e em diferentes instituições sociais.