Magna Araújo Amorim, de Vila Nova de Cerveira, venceu o prémio Megalizzi-Niedzielski 2024 para aspirantes a jornalistas, com uma fotografia da Linha Rosa do Metro do Porto.
A jovem cerveirense foi recentemente homenageada pelo município com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre pelo seu contributo para a vertente cultural, precisamente por ter sido vencedora do Youth4Regions, um programa promovido pela Comissão Europeia, na categoria de fotojornalismo com um artigo sobre o Metro do Porto.
Tendo colaborado com entidades como o NEOPOP e o Tate Collection, Magna Araújo Amorim viu ainda o seu trabalho ser publicado nas plataformas prestigiadas como a Photovogue, onde uma das suas fotografias foi destacada como “Best of Photovogue”.
“Um exemplo de que a juventude de Cerveira tem futuro e é o futuro. Parabéns pelo prémio e pelo mérito do trabalho”, felicitou o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.
O prêmio Megalizzi–Niedzielski homenageia a memória de Antonio Megalizzi e Bartek Piotr Orent-Niedzielski, jovens jornalistas europeus com forte apego à UE e seus valores, que faleceram após um ataque terrorista em Estrasburgo no final de 2018.