Os GNR vão subir ao palco no Centro Cultural, em Paredes de Coura, a 18 de outubro, pelas 21h30.
“Apesar da banda de Rui Reninho, Jorge Romão e Toli Machado dispensar apresentações, tanto mais que as suas canções têm atravessado sucessivas gerações nos últimos 45 anos, há sempre mais um motivo, mesmo de celebração, para assistir a um concerto com ‘Pronúncia do Norte”, refere a autarquia.
Antes, no dia 11 de outubro, há teatro. ‘Luta Armada’ continua a investigação da companhia Hotel Europa sobre o passado recente, analisando os projetos políticos que recorreram a ações violentas como forma de luta. Este projeto tem como ponto de partida uma extensa recolha de testemunhos de pessoas que militavam nestas organizações, assim como a pesquisa de documentos sobre as suas ações, criando um espetáculo de teatro documental multidisciplinar.
E como este ano se cumprem 55 anos de vida literária de Mário Cláudio, mas também os 40 anos do romance Amadeo, aí está o ponto de partida para o Congresso Internacional sobre ‘A Peregrinação de Mário Cláudio: 55 anos de vida literária’, entre 10 e 12 de outubro, como forma de homenagear o autor e promover a leitura, o estudo e a reflexão de uma obra profundamente portuguesa e universal.
Para o final do mês, entre 23 e 24 de outubro, Paredes de Coura também recebe o “Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas”.
Organizado pelo Município e aberto à sociedade civil e agentes de intervenção local, pretende-se explorar a importância e o papel das infraestruturas verdes na manutenção da paisagem e na conservação da biodiversidade no quadro de alterações climáticas.